espumante para presente

 

Na hora de dar um presente, muitas vezes ficamos em dúvida, pois se não agradar a pessoa pode ser um tiro no pé. Ou se for algo que passe a imagem errada, por exemplo que você está paquerando aquela pessoa, pode até provocar situações indesejadas.

Uma boa dica para presentear qualquer adulto (maior de 18 anos) e não ser pessoal, nem muito atrevido, é dar de presente um espumante.

O vinho espumante se diferencia dos demais vinhos ditos “tranqüilos”, por ser elaborado a partir de duas fermentações alcoólicas. A primeira fermentação é a mesma que se faz para produzir um vinho tradicional, sem “bolinhas”.

Por haver uma segunda fermentação que o espumante se torna tão especial.

Atenção: Uma garrafa de espumante com duas taças é um presente pode implicar em um convite para um encontro afetivo

Da mesma forma que dar um buque de rosas com chocolates para uma mulher demonstra claramente que você está interessado por ela, dar um espumante de presente acompanhado de 2 taças é uma forma elegante de demonstrar seu interesse e pode significar um convite para beberem juntos num encontro afetivo. Veja abaixo dicas e significados de dar este presente em diferentes ocasiões.

encontro afetivo champanhe com 2 taças

 

 

 

 

Significados de champagne com 1 taça de presente

A "arte de dar presentes" começa pela escolha do presente, passa pela embalagem e termina no cartão com uma mensagem pessoal. Errado! Você está enganado! Existem mais significados escondidos por trás deste presente. Confira a seguir o significado de ganhar 1 garrafa de champagne ou espumante e seus significados.

champagne com 1 taça de presente significados

 

 

Ganhei uma garrafa de espumante com uma taça, o que significa?

Enviar uma garrafa de espumante com apenas 1 taça significa que você deseja que aquela pessoa aprecie ao máximo a refrescância desta bebida com bolinhas que explodem no céu da boa e sinta-se muito bem e valorizada, num momento intimo, único e pessoal. 

Este presente é indicado para pais, familiares e amigos que queriam marcar uma conquista na vida do seu ente querido, como vencer um campeonato, entrar na faculdade, conquistar uma promoção, superar uma doença, enfim são inúmeras as ocasiões em que este presente se encaixa muito bem.

presente garrafa de espumante com 1 taça qual o significado

 

 

Garrafa de espumante com uma taça é um presente fino e elegante?

Sim, é muito fino e elegante enviar de presente uma garrafa de espumante ou um mini-espumante (em geral com 180ml) e apenas 1 taça. É o equivalente a dizer que você gosta muito daquela pessoa ou do trabalho que ela realizou e quer parabenizá-la, enviando um presente para ser consumido em um momento especial onde ela poderá apreciar sozinha suas conquistas e vitórias.

presente com entrega espumante com 1 taça

Nunca esqueça de incluir um cartão com o nome do presenteado do lado de fora do envelope e com sua mensagem dentro, acessível somente a ele. Isso tornará o presente único e especial e fará a pessoa se sentir valorizada e respeitada.

executivo com garrafa de champagne

Se quiser incluir chocolates ou petiscos salgados finos (como pistache, castanhas e nozes) também é de muito bom gosto. (Mas por favor não cometa a gafe de enviar junto com o espumante amendoim, uvas passas, ou outras sementes populares).

 

 

Ganhei uma garrafa de espumante com 1 taça, o que não fazer?

É muito deselegante você receber uma garrafa com apenas 1 taça e dizer que vai guardar para beberem juntos. Não cometa este erro! A pessoa entenderá que você não gostou do presente ou que achou inapropriado ou de baixo bom-gosto e por isso quer castigá-la.

Mas se a pessoa que recebeu o presente te fizer este convite, o que devo fazer? Também não aceite.  Ou ela não tem uma educação formal e sensibilidade para o universo da etiqueta com presentes, ou é malvada mesmo. O convite para  beberem  juntos o tal espumante que tem apenas 1 taça o acompanhando, é apenas uma forma de dizer que ela detestou o presente e saiba que essa data nunca será marcada. Ela vai dar ao porteiro, jogar no lixo ou deixar no fundo do armário até que a empregada resolva jogar fora.

 

 

 

 

Significados de champagne com 2 taças de presente 

Receber um champagnhe ou espumante de presente, acompanhado de 2 taças, requer atenção. Veja dicas para não errar nestas ocasiões.

 champagne com duas taças presente

 

Recebi de presente uma garrafa de espumante com 2 taças, o que significa?

A "arte de dar presentes"  pressupõe que as pessoas tenham sensibilidade e saibam receber e entender o significado daquele presente. Muitas vezes a mensagem que acompanha o presente ajuda o entendimento.

Por isso sempre aprendi que mais importante que o presente é o cartão que o acompanha. Qualquer pessoa que tenha dinheiro pode comprar  um presente e enviar a alguém, mas é o cartão endereçado a você, com uma mensagem pessoal, na hora certa, que o torna um presente único e muitas vezes inesquecível.

Muitos "brucutus" nao entendem o significado de ganhar um espumante acompanhado de 2 taças. Significa que a pessoa espera um convite para vocês abrirem juntos a garrafa. 

namorados bebendo espumante juntos

Se você acredita que está presentando ele ou ela com um espumante com duas taças, mas que ele não é tão educado e sofisticado para saber que você escolheu este presente com 2 taças para poderem beber juntos, escreva no cartão sua mensagem e termine com "quando podemos abrir esta garrafa e comemorar juntos?" Ser direto neste caso não é falta de etiqueta. Mas cuidado, se for uma pessoa refinada e vocês ainda não tiverem alguma intimidade, ela pode te considerar muito "avançada" e devolver o presente o que claramente significa "não estou afim de você". Aceite e sai de fininho se for o seu caso.

Atualmente os homens estão ficando mais sensíveis e atentos aos sinais femininos, e os gays ( tanto homens quanto mulheres gays) também estão sendo mais cuidadosos e educados com seus parceiros, atentos aos sinais de interesse e dedicação. Investir em um espumante ou um champagne com 2 taças é sempre uma oportunidade de quebrar o gelo e propor uma aproximação maior. 

espumante com duas taças, um presente para beber a acompanhado

 

mulheres gays bebendo champgne juntas 

 

Uma garrafa de espumante com duas taças entregue em mãos, o que significa este presente?

O significado de ganhar um espumante acompanhado de 2 taças, e entregue em mãos é bem claro: espera-se que você já o coloque para gelar imediatamente para logo mais abrirem juntos e curtirem noite a dentro. 

espumante para presente: dicas de etiqueta

espumante com duas taças entregue em mãos, um convite para beber juntos hoje mesmo

 

 

 

Ganhei uma garrafa de espumante com duas taças do meu filho, o que significa?

Se o presente foi enviado por um filho ou filha para seus pais ou sogros, significa que estão abertos para juntos terem um momento de desconstração e bate papo informal enquanto bebem. Seja elegante e educado e marque já a data do encontro familiar.

família bebendo espumante de presente

Um espumante com duas taças nunca deve ser saboreado sozinho, há quem acredite que saborear sozinho pode até trazer falta de sorte e problemas.

 

 

 

Ganhei uma garrafa de espumante com duas taças de um amigo "não íntimo" ou de um funcionário, o que devo fazer?

Se você ganhou um espumante com duas taças e o presente foi de um amigo "não íntimo" ou de um funcionário, sim, foi uma grande gafe da parte dele.  Mas dê um desconto e pense que foi com boa intenção, nem todos conhecem a etiqueta do mundo dos presentes.  Agradeça e diga que você abrirá o presente com sua parceira ou parceiro no mesmo dia. Mesmo que isso não aconteça, você está sendo educado ao afirmar que gostou do presente e delicamente dizendo que o abrirá acompanhado de alguém especial em sua vida (que não é quem lhe deu o presente).

 presente vinho espumante para seu chefe

 

espumante para presente: casal bebendo na praia  

 

Espumante nacional ou importado, qual o melhor para dar de presente?

Atualmente temos no Brasil excelentes vinícolas com espumantes premiados internacionalmente. Então na hora de escolher um espumante para presente procure saber qual a sua procedência e se a safra da uva usada na produção foi uma boa safra. Isso já é suficiente para fazer uma grande diferença.  Se o espumante tiver prêmios, melhor ainda, pode comprar. 

 

 

 

Diferença de champagne e espumante

Para acertar na "arte de presentear" você precisa saber também a diferença entre champagne e espumante.  A denominação champagne é uma appellation dorigine contrôlée (denominação de origem controlada). A região de Champagne, na França, é a única no mundo que pode dar o nome de champagne aos seus espumantes. Nem mesmo outras regiões da França podem chamar assim seus vinhos espumantes. Champagne tem um solo com características específicas que propiciam as uvas aptas para um champagne (Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier) e um clima frio.

Então um Champagne é um presente raro e caro, para ocasiões muito especiais e exclusivas. Não é o presente ideal para enviar a um chefe administrativo ou para um comprador. Nestas situações um bom vinho tinto é mais adequado.

 

 

 

Diferença de espumante, filtrado e sidra

vinho espumante é elaborado a partir de duas fermentações alcoólicas. Todos os espumantes devem seguir esta regra: 

  • O teor alcoólico do espumante deve ser entre 10 e 13% em volume.
  • O anidrido carbônico (“bolinhas” ou perlage) deve ser proveniente exclusivamente da fermentação (não pode ser adicionado), e sua concentração deverá ser de 4 atmosferas à 20°C.

vinho filtrado é uma bebida proveniente do mosto de uva, parcialmente fermentado ou não, podendo ser adicionado de vinho de mesa. Ele não é considerado vinho, porque este é exclusivamente a bebida oriunda da fermentação da uva sã, fresca e madura. Além disso, tem uma graduação alcoólica bem baixa, de no máximo 5% em volume. E pode ter adição de anidrido carbônico em até três atmosferas.

Já a Sidra não é um espumante, nem vinho, nem é feito de uva. A sidra é uma bebida fermentada de maçã, cuja graduação alcoólica varia de quatro a oito por cento em volume. Ao contrario do espumante é proveniente de uma única fermentação e tradicionalmente não é gaseificada.

No Brasil a Sidra foi regulamentada de uma forma um pouco diferente:pode ser gaseificada;  ser proveniente da fermentação do mosto da maça, do suco concentrado ou ambos, com ou sem adição de açúca; ser adoçada e receber outros aditivos (corante, aromatizante); ser desalcoolizada.  O resultado é um produto totalmente diferente do espumante.

 

 

Referências:

Lei do Vinho – Lei n. 7.678/1988 - Dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e outras providências.

Decreto do Vinho – Decreto n. 99.066/1990 - Regulamenta a Lei n.° 7.678, de 8 de novembro de 1988, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados do vinho e da uva.


Lei de Bebidas – Lei n. 8.918/1994 - dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.


Decreto de Bebidas – Decreto n. 6.871/2009 - Regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.